• Acompanhe o
    Seu Banco

    Fique atento às novidades

Fechar

Sala de Imprensa


Apresentação do Estudo GEM Angola 2016/2017


O Estudo Global Entrepreneurship Monitor – GEM Angola 2016/2017 será apresentado ao público no dia 16 de Novembro, às 9h30min, no Hotel Epic Sana, em Luanda.
 
O GEM Angola é um estudo que permite obter uma avaliação anual da actividade empreendedora num largo conjunto de países, sendo considerado, actualmente, o maior estudo sobre dinâmicas empreendedoras no mundo.
 
Para o BFA, que apoia financeiramente a realização do GEM Angola deste a sua primeira edição, é muito gratificante participar de um projecto de investigação de acompanhamento e monitorização do empreendedorismo dos agentes económicos e socias em Angola.

Após um ano de 2016 onde se verificou uma estagnação, em termos reais, da economia angolana, motivada pela flutuação do preço das exportações do petróleo e das matérias-primas nos mercados internacionais, torna-se urgente a definição de políticas de incentivo à iniciativa privada que possam criar um ambiente macroeconómico favorável ao empreendedorismo, como factor impulsionador da diversificação da economia angolana. 

Para que Angola possa quebrar o ciclo de dependência face ao sector petrolífero e retomar o ritmo de crescimento dos últimos 10 anos, é fundamental uma aposta forte em políticas nacionais que promovam um ambiente de negócios potenciador da inovação, da competitividade e do desenvolvimento auto-sustentado do País. Neste contexto, incentivar o empreendedorismo em Angola é um tema central e prioritário, do qual o BFA pretende participar de forma activa.

O GEM Angola resulta de uma parceria entre a Sociedade Portuguesa de Inovação - SPI, o Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola - CEIC UCAN e o BFA.

Para participar na sessão de apresentação do estudo deverá aceder ao link e preencher os campos indicados: Ficha de inscrição

Programa do Evento
09h30 - Recepção dos participantes
10h00 - Abertura 
             Dr. Paulo Gomes – Administrador do BFA
10h15 - A competitividade de Angola na SADC
             Prof. Alves da Rocha, Presidente do CEIC
11h00 - Coffee Break
11h15 - Inovação e empreendedorismo
              Prof. Augusto Medina  Presidente da SPI
11h45 - Apresentação do Relatório GEM Angola 2016/2017
             Sérgio Ferreira Alves, consultor da SPI
12h15 - Período para apresentação de questões pelos participantes
12h30 - Encerramento
Moderação: Dr. Carlos Rosado de Carvalho, Director do Jornal Expansão

Fechar