31 janeiro13:26

BFA GA participa da Mesa Redonda

“VBA-UBS Impact Roundtable” na Suíça



A BFA Gestão de Activos – SGOIC, S.A. (BFA GA ) participou ontem,  dia  30 de Janeiro de um grupo de trabalho internacional sobre metodologias de avaliação de impacto, em Basileia, na Suíça.

A participação da BFA GA teve como objectivo a consolidação da sua estratégia de investimento de impacto, que tem vindo a implementar a nível interno, para o alinhamento dos standards internacionais e a promoção do acesso ao capital privado internacional para o financiamento alternativo às empresas em Angola e na África Central.

O evento foi organizado pela Value Balancing Alliance (VBA) e UBS Group.

A mesa redonda, congregou quadros seniores de instituições financeiras a nível mundial para contribuição de melhorias ao framework de metodologias de avaliação de impacto e riscos associados, dirigido às instituições de crédito e gestores de activos no mercado de capitais.

Participaram deste evento várias entidades do ecossistema financeiro, desde Sociedades Gestoras de Fundos de Investimento, Bancos, Consultoras, Reguladores e Bancos de Desenvolvimento

A BFA GA , esteve representada pelo Presidente da Comissão Executiva, Dr. Rui Oliveira e pela Administradora Executiva Dr.ª Carla de Jesus, que participaram da Mesa Redonda “VBA-UBS Impact Roundtable” onde fez-se uma exposição sobre a jornada da BFA GA como uma das pioneiras no mercado de fundos de investimentos em Angola e as potencialidades do mercado Africano. Durante o encontro, o Dr. Rui Oliveira frisou a importância de customização do método de contabilização do capital natural nas demonstrações financeiras das instituições no continente Africano, que constitui a base para uma análise de cenários mais abrangentes levando em consideração: os drivers de impactos; avaliação de materialidade; alocação e atribuição de activos; gestão, garantia e integração de dados; e gestão de risco de transição. “A capacidade de redimensionar e customizar estas metodologias de avaliação de impacto são chave como veículos de atracção de capital privado estrangeiro para alavancar os negócios na região Centro-Africana,” defendeu Dr. Rui Oliveira numa das suas intervenções.

UBS Group AG é uma empresa de serviços financeiros com sede em Zurique e Basileia, na Suíça, com operações em mais de 50 países, sendo uma das principais empresas globais de gestão de fortunas, banca de investimento, gestão e corretagem de valores mobiliários. O valor total dos activos geridos ascende os USD $3.2 Trilhões.

A Value Balancing Alliance (VBA) é uma aliança de empresas multinacionais, que se unem com um objectivo comum: criar um framework de medição e comparação  do valor de impacto financeiro e contabilístico das contribuições feitas pelas empresas para a sociedade, a economia e o ambiente – uma métrica anteriormente não reflectida no balanço de uma empresa.O grupo traduz os impactos ambientais e sociais em dados financeiros comparáveis, em consonância com as responsabilidades assumidas pela União Europeia em parceria com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico para desenvolver Princípios de Contabilidade Verde e Guidelines de Uso de Capital Natural no Mercado de Capitais em cadeia de valor inclusiva.