Nota Informativa N.º 8

Caro subscritor [name],

Em anexo enviamos a Informação Semanal da economia angolana.

Destaques:

  • A economia angolana permanece muitíssimo dependente das exportações de petróleo, já que são a fonte de quase todas as divisas. Nesse sentido, a sua influência no equilíbrio externo da economia, e por essa via, no valor do câmbio, tornam imperativa a diversificação económica;

  • Segundo dados da AGT, além dos bens petrolíferos e diamantíferos, e excluindo também vendas de máquinas e suas partes que poderão muito provavelmente ser atribuídas a revenda de produtos utilizados pela indústria petrolífera que são reexportados, há 3 bens que figuram já há algum tempo nas maiores exportações não-petrolíferas.

  •  Com o desenvolvimento da Agricultura nos últimos anos, houve uma oportunidade para começar a utilizar os excedentes de produção em pequenas indústrias de transformação alimentar, que têm mostrado algum crescimento, se bem que a partir de uma base muito pouco significativa.

  •  A diversificação das exportações não é, de todo uma realidade ainda: somando todos os bens citados, representaram, em 2022, apenas 7,3% das vendas de diamantes ao exterior, e apenas 0,4% de todas as exportações de petróleo crude.

 



Com os melhores cumprimentos,
BFA


Se desejar cancelar a sua subscrição, por favor clique aqui.

Sede
Rua Amílcar Cabral, 58, Maianga – Luanda
Telefone: 222 638 900 • Fax: 222 638 911
www.bfa.ao


Fale Connosco

Disponível 24h por dia. Se tem dúvidas,
sugestões ou reclamações, fale connosco.

Redes Sociais