17 fevereiro19:03

O BFA é o primeiro TFI do Afreximbank em Angola.

O BFA alargou a sua parceria com o African Export Import Bank – Afreximbank, tornando-se seu primeiro trade finance intermediate (TFI), ou seja, o seu primeiro agente em Angola



O BFA alargou a sua parceria com o African Export Import Bank – Afreximbank, tornando-se seu primeiro trade finance intermediate (TFI), ou seja, o seu primeiro agente em Angola.

O Afreximbank considera as TFI´s como muito relevantes para a sua estratégia de negócio porque são um canal importante, através do qual este Banco disponibiliza os seus serviços e linhas de créditos aos exportadores e importadores africanos, nos mercados onde opera. Deste modo, uma instituição antes de ser nomeada TFI passa por um processo de selecção muito rigoroso que escrutina a sua capacidade de concessão de crédito, o seu posicionamento no mercado, a robustez do seu balanço entre outros aspectos.

O BFA ao assumir-se como parceiro do Afreximbank em iniciativas estratégicas de fomento e constituição da Área de Comércio Livre Continental (AFCFTA- Africa Continental Free Trade Area) fará parte do ecossistema de negócio dessa instituição, tendo acesso ao um conjunto de soluções digitais e plataformas informáticas de partilha de informação muito estruturantes, das quais destacamos por exemplo o sistema de pagamentos clearing e settlement em moedas nacionais, que irá reduzir as necessidades de moeda estrangeira, a plataforma informática de acesso e partilha de informação sobre empresas africanas e de oportunidade de investimento no nosso Continente.

O alargamento da parceria entre o BFA e o Afreximbank faz parte de uma estratégia de cooperação entre as duas instituições e é ilustrativa do seu empenho e comprometimento na procura de soluções que apoiem o desenvolvimento da economia angolana e dos seus agentes económicos, em particular, e promovam o livre comércio em África.

Aproveitamos para relembrar que, o BFA e o African Export Import Bank – Afreximbank assinaram em 2019 uma acordo para abertura de uma linha de crédito de 50 milhões de USD, para financiamento do comércio dentro e fora do continente africano. Esta linha de crédito foi renovada este ano pelo valor de 35 milhões de USD.

Em 2019, o BFA tornou-se o primeiro banco angolano a assinar o Afreximbank Trade Facilitation Programme (AFTRAF) que visa essencialmente promover o livre comércio em África através da disponibilização, a um custo competitivo, de linhas de crédito associadas a operações de trade finance as empresas angolanas que importam e exportam bens e serviços. Através do AFTRAF, o Afreximbank tem apoiado os bancos comerciais africanos a colmatar a lacuna provocada pela saída dos bancos correspondentes internacionais dos seus países, bem como a promover um reforço da confiança relativamente à liquidação de transacções comerciais de importações críticas para o nosso Continente.

Sobre o Afreximbank…

O African Export Import Bank (Afreximbank) é uma das mais prestigiadas instituições financeiras multilateral pan-africana, especializada no financiamento e promoção do comércio dentro e fora do continente africano. O Afreximbank foi fundando em Outubro de 1993 pelos governos de vários países, investidores privados e instituições multilaterais de desenvolvimento, de África e do resto do mundo. O Acordo de Estabelecimento, que lhe confere o estatuto de Instituição Financeira Multilateral e a Carta, que define a sua estrutura corporativa e operacional, são os documentos de suporte a sua constituição.
Com sede no Cairo, Egipto, o Afreximbank é constituído por instituições financeiras de 51 países e tem presença em 4 países africanos tais como Egipto, Côte d'Ivoire, Nigéria e Zimbabwe. O Afreximbank tem como principais accionistas as seguintes Instituições:

• Central Bank of Egypt;
• Central Bank of Nigeria;
• SBM Securities Limited, Maurícia;
• Reserve Bank of Zimbabwe;
• National Bank of Egypt;
• Federal Republic of Nigeria;
• China Eximbank;
• African Development Bank, Cote d’Ivoire;
• Government of Cote d’Ivoire;
• Banque du Caire, Egypt.

Desde 1994, African Export Import Bank concedeu mais de 67 bilhões de USD em linhas de crédito a empresas em África.