19 September2:55 PM

Parceria com o Afreximbank

O BFA estabeleceu uma parceria com o Afreximbank, tornando-se assim o primeiro banco angolano a fazer parte do AFTRAF,

O Banco de Fomento Angola (BFA) assinou o acordo de integração no Trade Facilitation programme (AFTRAF) do Afreximbank, com uma linha de crédito inicial no valor de $50 milhões de USD. O BFA torna-se assim o primeiro banco Angolano a integrar este programa promovido pelo African Export-Import Bank (Afreximbank), com o objectivo de apoiar bancos africanos a colmatar o vazio criado com a saída do continente, dos bancos correspondentes internacionais.

A linha de crédito AFTRAF, será utilizada pelo BFA para confirmação de cartas de crédito e emissão de garantias, entre outros serviços que visam a facilitação do comércio internacional, referiu o Afreximbank em anúncio realizado hoje no Cairo. O montante da linha poderá ser aumentado com base na procura do mercado Angolano.
De acordo com a nota publicada, o programa AFTRAF permite o acesso a uma rede global de bancos confirmadores internacionais, complementando a capacidade dos bancos africanos na disponibilização de soluções de trade finance, através da mitigação de riscos em mercados novos ou com maiores desafios, onde as linhas de trade finance se encontram inibidas ou muito condicionadas.

O programa AFTRAF pretende ajudar os importadores e exportadores Africanos a aumentar o seu volume de transacções com contrapartes africanas e internacionais e aumentar a confiança na implementação de transacções internacionais para as importações críticas para Africa, assegurando simultaneamente o acesso a soluções de trade finance a um custo razoável.
Até ao momento, 100 Bancos dos 26 países membros dos Afreximbank, já integraram o AFTRAF.

A assinatura deste acordo por parte do BFA integra-se num programa de cooperação mais abrangente actualmente em curso, entre o Afreximbank e o BFA, onde ambas as instituições estão activamente envolvidas em diferentes áreas de suporte e promoção da economia Angolana.