Biografias

Biografias

Membros Comissão Executiva Banco BFA

Entre em Contacto

Nome: Luís Roberto Fernandes Gonçalves
Nacionalidade: Angolana
Cargo: Presidente da Comissão Executiva

Pelouros: Academia BFA; Direcção de Banca de Investimento; Direcção de Capital Humano; Direcção de Marketing e Direcção de Relações Institucionais.

Qualificações: Licenciado em Contabilidade Superior de Gestão pela Universidade Lusíada de Angola, e com uma Pós-Graduação em Economia Monetária e Financeira pela Universidade de Évora, Portugal. No seu percurso destaca-se a formação em Prevenção de Branqueamento de Capitais e Combate ao Financiamento do Terrorismo e Sanções da PricewaterhouseCoopers (PWC), e um Effective Leadership Program ministrado pela Nova School of Business & Economics e Mercados lnterbancários, lntermoney Portugal SFC. Em 2019, frequenta a formação em Governação Corporativa, Financial Services Volunteer Corps (FSVC).

Experiência Profissional: Luís Roberto Gonçalves iniciou a sua actividade bancária em 1996 no BFA, tendo durante vários anos desempenhado funções de relevo no Banco BFA. Em 2016 teve a missão de criar a BFA Gestão de Activos tendo sido Presidente da Comissão Executiva. Até ao início de 2020 foi Administrador Executivo no Banco Crédito do Sul. Exerceu ainda funções de relevo no Banco KEVE.

 

Nome: Vera Cristina dos Anjos Tangue Escórcio
Nacionalidade: Angolana
Cargo: Administradora

Pelouros: Direcção de Aprovisionamento; Direcção de Contabilidade e Planeamento; Direcção Financeira e Internacional e Direcção de Responsabilidade Social.Responsável ainda pela BFA Gestão de Activos.

Qualificações: Licenciada em Economia com especialização em Economia das Empresa pela Universidade Nova de Lisboa da Faculdade de Economia, Vera Cristina dos Anjos Tangue Escórcio frequentou uma Pós Graduação em Gestão Bancária pelo Instituto Universitário de Pós Graduação (Madrid) e conta também no seu percurso com um Programa Avançado de Gestão para a Banca pela Católica Lisbon School of Business & Economics.

Experiência Profissional: Vera Escórcio é Administradora do BFA desde 2009. Possui 19 anos de experiência na Banca, iniciada em 2001 no BFA, na Direcção Financeira. Passou ainda pelo Banco BIC, exercendo a função de Directora da Direcção Financeira. Teve funções como Vogal no Conselho Fiscal da Nova Cimangola e Conselho Fiscal da ABANC - Associação Angolana de Bancos.

 

Nome: Sebastião Machado Francisco Massango
Nacionalidade: Angolana
Cargo : Administrador

Pelouros: Direcção de Agronegócios; Direcção de Centros de Investimento; Direcção de Private Banking; Direcção de Particulares e Negócios Norte e Direcção de Particulares e Negócios Sul.

Qualificações: Licenciatura em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto e uma Pós Graduação em Gestão de Empresas pela Universidade Católica de Lisboa.

Experiência Profissional: Sebastião Machado Francisco Massango, conta com um histórico de 18 anos no BFA, tendo exercido funções de relevo na Banca de Empresa e na Direcção de Risco. Em 2019 foi Director na Direcção de Agronegócios.

 

Nome: Natacha Sofia da Silva Barradas
Nacionalidade: Angolana
Cargo : Administradora

Pelouros: Direcção de Auditória e Inspecção; Direcção de Compliance; Direcção de Controlo Cambial; Direcção de Gestão de Risco e Direcção Jurídica.

Qualificações: Natacha Sofia da Silva Barradas é Licenciada em Direito pela Universidade Católica de Angola. Conta com duas Pós Graduações: Direito das Sociedades Comerciais e Direito do Comércio Internacional pela Universidade de Lisboa e Universidade Agostinho Neto. Acrescenta ainda um Master In Business And Law pela Universidade Católica Portuguesa.

Experiência Profissional: Consta no seu percurso profissional a responsabilidade enquanto Directora da Direcção Jurídica, Company Secretary e Presidente da Mesa da Assembleia de Accionistas do Standard Bank Angola. Foi Vogal do conselho fiscal do Fundo Soberano de Angola durante dois anos. É sócia da LEAD Advogados desde 2017, e teve passagens em diversas sociedades como: MLGTS – Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva e FBL - Faria De Bastos e Lopes Advogados Associados. Em 2013, ingressa no Ministério das Finanças de Angola como Directora do Gabinete Jurídico e posteriormente como Directora do Gabinete do Ministro das Finanças. Foi jurista no Banco BPI em 2008 e na Nova Sociedade de Seguros de Angola (Nossa Seguros) em 2005. Foi em 2005 docente na Faculdade de Direito da Universidade Católica Angola.

 

Nome: António José Simões Matias
Nacionalidade: Angolana
Cargo: Administrador

Pelouros: Direcção de Instalações e Património; Direcção de Meios de Pagamento; Direcção Operações e Tesouraria; Direcção de Operações de Estrangeiro e Direcção de Processamento e Controlo.

Qualificações: Licenciatura em Gestão de Empresas pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto e Pós-Graduação em Banca, Seguros e Mercados Financeiros pelo Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa (ISLA).

Experiência Profissional: António Matias é Administrador do BFA desde 2005 e Presidente da Direcção do IFBA. A par de uma carreira na área económica, possui mais de 20 anos de experiência na banca, tendo ingressado no BFA em Janeiro de 1998. No seu percurso no BFA, exerceu diversas funções na área de Crédito e na Direcção de Empresas.

 

Nome: Paulo Lélis de Freitas Alves
Nacionalidade: Angolana
Cargo: Administrador

Pelouros: Direcção de Organização e Qualidade; Direcção de Sistemas de Informação; Direcção de Transformação Digital; Direcção de Transformação; Direcção de Empresas e Direcção de Gestão de Protocolos.

Qualificações: Formado em Linguística/Inglês pelo Instituto Superior de Ciências da Educação do Lubango, e com um Mestrado em Gestão de Empresas pela Universidade Aberta de Lisboa.

Experiência Profissional: Paulo Freitas Alves tem uma vasta experiência na área Comercial e liderança de equipas multidisciplinares. Exerceu em outra instituição financeira, funções de Balconista, Técnico de Crédito, Responsável de Balcão, Subgerente e Gerente. Em 2005 foi convidado a integrar a equipa BFA com a função de gerente, tendo exercido até 2017 várias funções na Direcção de Particulares e Negócios – Gerente, Director de Área, Director Adjunto e Director Comercial. Foi desafiado de seguida a integrar a equipa de Transformação como Lead de uma das frentes de trabalho e em 2019 passou a integrar a equipa da Banca de Empresas.

 

Nome: António Manuel Costa Alfaia
Nacionalidade: Portuguesa
Cargo: Administrador

Pelouros: Direcção de Acompanhamento, Recuperação e Contencioso; Direcção de Risco de Crédito a Particulares; Direcção de Financiamento Estruturados e ao Investimento; Direcção de Gestão de Crédito; Direcção de Risco de Crédito a Empresas e Negócios e Direcção de Risco a Grandes Empresas, Investimentos e Projectos.

Qualificações: Licenciado em Gestão de Empresas pelo ISLA – Instituto Superior Línguas e Administração de Lisboa. Acrescenta uma Pós Graduação em Controlo de Gestão e Performance na Overgest/ISCTE e também um Programa Executivo em Gestão de Instituições Financeiras pela Universidade Católica Portuguesa.

Experiência Profissional: Depois de anos com percurso ligado ao Retalho, In Store Banking e actividades de Factoring, chegou a assumir funções de Director Comercial no Banco BPI no segmento de Particulares e Negócios.
Iniciou o seu percurso no BFA em 2008, tendo assumido responsabilidades em áreas de Risco de Crédito a Particulares e Negócios, Workplace Banking, Gestão de Risco de Crédito e implementação da norma IFRS9. Já em 2020 assumiu o cargo de Director Geral de Crédito no BFA, tendo a responsabilidade pelo acompanhamento de todas as áreas de concessão, acompanhamento, recuperação e gestão operacional.