Meios de Pagamento

Proteja o seu dinheiro

Navegue com segurança

Não partilhe dados pessoais

Não aceda a links desconhecidos

     ATM/Espaço Laranja 

Quando utilizar os ATM BFA, garanta sempre o seguinte:

a) Memorize o seu pin;
b) Posicione-se no ATM de modo que ninguém consiga ver o seu código pessoal ou o seu dinheiro;
c) Não solicite o apoio de estranhos;
d) Após uso do ATM, certifique-se que recebeu o seu cartão;
e) Caso necessite de ajuda, ligue para a Linha de Atendimento BFA ou vá a agência BFA mais próxima.

   Cartões

Saiba de alguns conselhos utéis para utilização segura do seu cartão:

a) Guarde sempre o cartão num local seguro e não permita que o seu cartão seja utilizado por terceiros;
b) Nunca perca o seu cartão de vista, quando efetuar um pagamento.
c) Exija sempre um comprovativo do pagamento ou da transacção quando usar o seu cartão;
d) Evite o contacto do seu cartão com materiais metálicos ou campos magnéticos pois isso poderá danificar as informações gravadas na banda magnética do seu cartão o que dificultará a sua utilização;
d) Em caso de perda, extravio, falsificação ou roubo, do cartão ou do seu código PIN, bem como nos casos de utilização indevida ou incorreta do cartão, contacte de imediato a Linha de Atendimento BFA: 923 120 120;
e) Quando o cartão atingir a sua data de validade, deve destruí-lo antes de o deitar fora, inutilizando definitivamente a pista magnética e o painel de assinatura.


    TPA’s

a) Não entregue o seu cartão (em circunstância alguma), nem faculte o código secreto a terceiros para facilitar o acto de pagamento (por exemplo, em restaurantes, para evitar a deslocação ao terminal de pagamento);
b) Nunca perca de vista o seu cartão e certifique-se de que a leitura do mesmo é efectuada num único equipamento;
c) Ao digitar o código secreto do seu cartão, cubra o teclado com a outra mão de modo que tenha privacidade;
d) Depois de confirmar o valor e digitar o código secreto, não permita que repitam a operação sem que o terminal apresente uma mensagem informando que a primeira tentativa foi anulada ou mal sucedida;
e) Exija sempre um comprovativo da operação realizada.

 

     Homebanking

Para que tenha uma experiência eficaz e segura nos serviços de Homebanking BFA, garanta que:

a) Nunca envie informação pessoal que lhe seja solicitada por e-mail tal como: n.º do cartão, username e password;
b) Desconfie de e-mails impessoais que se dizem de uma entidade com a qual mantém relações (seja de um site de e-commerce ou de uma instituição financeira);
c) Não clique nos links de e-mails suspeitos;
d) As palavras-passe ou os códigos de acesso aos serviços de homebanking, não devem ser demasiado óbvias, nem devem estar associadas a informação pessoal fácil de obter;
e) Aceda preferencialmente aos serviços de homebanking em computadores pessoais e não em computadores públicos ou partilhados. Caso use um computador público, encerre sempre a sessão clicando nos botões existentes para o efeito.
g) Suspeite sempre que lhe forem solicitadas informações pessoais, mesmo que pareça ser um e-mail ou de uma página do BFA;
h) Em caso de dúvida, contacte a Linha de Atendimento BFA: 923 120 120.

 

    Multicaixa Express

a) Adicione somente o seu número de telemóvel ao multicaixa;
b) Não aceite instruções de desconhecidos para aderirou fazer pagamentos ao multicaixa
c) Nunca partilhe o seu pin e mantenha-o sempre protegido;
d) Altere o seu pin periodicamente.