Perguntas Frequentes BFA Solidário
Nesta edição, o desafio continua!
Com o BFA Solidário, seguimos promovendo o bem-estar e a formação de crianças e jovens em situação vulnerável, contribuindo desta forma para a educação, saúde e inclusão social e financeira, através do apoio à organizações não governamentais e sem fins lucrativos, que trabalhem para melhorar as condições de vida das crianças angolanas.
Pretendemos ajudar a mitigar os problemas que muitas crianças em situação vulnerável enfrentam, promovendo maior estabilidade tanto a nível das suas famílias quanto das comunidades em geral.
Pretendemos ainda criar impacto significativo e duradouro relativamente à capacitação técnica e financeira das organizações, bem como distingui-las, dando maior visibilidade aos seus projectos, mobilizando desta forma a sociedade civil para as suas causas e carências.
Sobre o Programa:
Para 2023, o Programa BFA Solidário terá uma dotação máxima de 280.500.000,00 kwanzas, a serem distribuidos por um número máximo de nove (9) organizações, em três categorias:
Serão atribuídos apoios a até 3 organizações por categoria. Esses apoios destinam-se a financiar projectos estratégicos para as actividades das referidas organizações através de:
O valor do apoio não será atribuído de forma automática, e não poderá exceder 90% do orçamento do projecto submetido a concurso. Deste modo, os candidatos deverão submeter orçamentos que reflictam as suas reais necessidades e não orçamentos em que se procure obter o máximo valor possível.
Quem pode participar:
Podem candidatar-se ao programa, as organizações nacionais que cumpram os seguintes requisitos:
Instituições universitárias privadas a operar há mais de cinco anos.
Não podem candidatar-se ao programa:
Instituições públicas.
Critérios de avaliação:
Um júri nomeado pelo BFA e composto por até 7 pessoas, avaliará as candidaturas e premiará os projectos. As decisões serão tomadas com base em documentos e propostas de decisão instruídas e preparadas pela Direcção de Responsabilidade Social, de acordo com os seguintes critérios:
a) Modelo de Desenvolvimento da Organização;
b) Sustentabilidade Financeira da Organização;
c) Capacidade de Gestão e Governação;
d) Histórico de Actividade e Reputação;
e) Estimativa do impacto do projecto.
Candidaturas:
As candidaturas são gratuitas, deverão ser preenchidas de forma automatizada e poderão ser submetidas de duas formas:
a) Online, através do website do BFA: www.bfa.ao, sendo obrigatório o preenchimento de todos os campos do formulário assim como o anexo de documentos de suporte à candidatura solicitados (por ex. projecto com o qual se candidata, carta de apresentação da organização, documentos de identificação dos responsáveis pela candidatura, número de identificação fiscal do responsável ou da organização, e/ou outros documentos que se revelem necessários);
b) Entrega de processo físico nos Balcões do BFA definidos para o efeito.
Não sendo possível anexar a documentação de suporte à candidatura (para as candidaturas online), os candidatos poderão enviar a documentação por email para o endereço direccao.responsabilidade.social@bfa.ao da Direcção de Responsabilidade Social do BFA, identificando no campo do assunto a organização candidata.
As candidaturas podem ser apresentadas pelos responsáveis da organização ou poderão ser feitas por um representante, desde que o mesmo tenha autorização da organização para o fazer.
Cada organização poderá candidatar-se ao Programa apenas com um projecto.
Balcões BFA definidos para recepção de candidaturas com processo físico:
Fases do Processo:
O lançamento do Programa será feito através de uma campanha de divulgação, essencialmente informativa, nos canais digitais em vários meios de comunicação que Inclui a divulgação de um canal de acesso electrónico onde constarão informações relevantes sobre o programa.
As candidaturas deverão ser entregues de acordo com os termos do Regulamento do programa BFA Solidário, através do preenchimento do Formulário de Candidatura, durante o período de candidatura.
A avaliação das propostas é feita em duas etapas sucessivas:
A atribuição será feita por decisão da Comissão Executiva do BFA, tendo como base o relatório de classificação final aprovado pelo Júri. Os 24 finalistas serão convidados a participar numa cerimónia onde serão conhecidos os 12 vencedores e entregues os respectivos prémios.
Regulamento
Esta informação não dispensa a leitura do Regulamento do Programa BFA Solidário. Em caso de divergência entre alguma informação constante do presente anúncio e o Regulamento, prevalece o referido Regulamento.
Submetido com sucesso.
Foi enviado um código de confirmação para o seu email. Para concluir o processo deve guardar o código e dirigir-se a um balcão BFA.
Encontrar o balcãoEUR | 186,302 | 191,891 |