Segurança Vishing

Tenha cuidado com as chamadas desconhecidas

Verifique se a chamada é do seu banco

Não partilhe dados pessoais

Não aceda a links desconhecidos

O Vishing (combinação das palavras voice e phishing) é um ataque por telefone no qual o atacante tenta enganar a vítima para que esta forneça dados pessoais, financeiros ou de segurança ou transfira dinheiro para ele.

CHAMADAS DE VISHING

O QUE PODE FAZER?

  • Tenha cuidado com chamadas não solicitadas.
  • Anote o número de quem liga e indique-lhe que vai ligar de volta.
  • Para verificar a identidade de quem liga, procure o número de telefone da entidade e ligue directamente para lá.
  • Não valide quem lhe liga usando o número de telefone que essa pessoa lhe deu (pode ser falso ou mascarado).
  • Os atacantes podem encontrar os seus dados básicos online (redes sociais, p.ex.). Não assuma que a chamada é genuína porque têm esses dados.
  • Não partilhe o PIN do cartão de crédito ou débito nem a password do seu homebanking. O seu banco não lhe pede esses dados.
  • Não transfira dinheiro para outra conta a pedido de quem lhe liga. O seu banco nunca lho pedirá.
  • Se acha que a chamada é falsa, reporte-o ao seu banco.

Em caso de suspeita ou dúvidas, não forneça qualquer informação e, entre em contacto com os nossos serviços, através do email bfa@bfa.ao ou 923 120 120

Ao seu lado para qualquer dúvida

Deixe a sua questão ou encontre o Balcão mais próximo de si.

Fale connosco