Queremos ser o Banco nº1 de todos os angolanos, com foco na transformação, nas pessoas e na criação de valor económico e social, através de soluções inovadoras e sustentáveis.
Queremos ser o Banco nº1 de todos os angolanos, com foco na transformação, nas pessoas e na criação de valor económico e social, através de soluções inovadoras e sustentáveis.
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É com entusiamo que partilhamos o nosso Relatório de Sustentabilidade, que representa um marco importante na nossa jornada ESG. Temos plena consciência que estamos a lançar a primeira pedra de um compromisso que será imutável e a iniciar um processo de mobilização dos nossos Colaboradores, dos nossos Clientes e de todos os nossos Stakeholders, que transcende o tempo e o espaço. Acreditamos que os nossos esforços hoje em prol de uma “Angola Mais Próspera” não se limitam apenas ao presente, mas irão, seguramente, moldar o nosso Futuro.
Luís Roberto Gonçalves
PCE, Banco de Fomento de Angola
É com entusiamo que partilhamos o nosso Relatório de Sustentabilidade, que representa um marco importante na nossa jornada ESG. Temos plena consciência que estamos a lançar a primeira pedra de um compromisso que será imutável e a iniciar um processo de mobilização dos nossos Colaboradores, dos nossos Clientes e de todos os nossos Stakeholders, que transcende o tempo e o espaço. Acreditamos que os nossos esforços hoje em prol de uma “Angola Mais Próspera” não se limitam apenas ao presente, mas irão, seguramente, moldar o nosso Futuro.
A sociedade angolana pode contar com o nosso compromisso e pro-actividade hoje, que acreditamos que nos torna num Banco mais preparado para o amanhã.
Inclusão e literacia financeira
Promoção da multicanalidade e digitalização
Inovação tecnológica
Apoio à comunidade
1900 mil pessoas
alcançadas em 2022
que têm contribuído positivamente para a sociedade, através do apoio a iniciativas com impacto nas comunidades desfavorecidas em Angola
lançada em 2022, a aplicação foca-se na melhoria dos serviços móveis fornecidos e introduziu novas funcionalidades que aumentaram a oferta acessível através da APP.
4 979
Kits de educação em suprimentos de emergência
3 000
Crianças admitidas com desnutrição aguda severa, das quais 47,5% foram consideradas tratadas
Inclusão e literacia financeira
Promoção da multicanalidade e digitalização
Inovação tecnológica
Apoio à comunidade
1900 mil pessoas
alcançadas em 2022
que têm contribuído positivamente para a sociedade, através do apoio a iniciativas com impacto nas comunidades desfavorecidas em Angola
lançada em 2022, a aplicação foca-se na melhoria dos serviços móveis fornecidos e introduziu novas funcionalidades que aumentaram a oferta acessível através da APP
Kits de educação em suprimentos de emergência
Crianças admitidas com desnutrição aguda severa, das quais 47,5% foram consideradas tratadas
Desenvolvimento, atracção e retenção de capital humano
Bem-estar, saúde e segurança dos Colaboradores
Igualdade, diversidade e inclusão
39
Média de horas de formação por colaborador
89%
Colaboradores com avaliação de desempenho
47%
Mulheres em cargos de administração e direcção
incluindo rastreio do cancro da próstata - Novembro azul (iniciativa já desenvolvida pelo Banco), rastreio do cancro da mama (Outubro rosa), diabetes e hipertensão.
Desenvolvimento, atracção e retenção de capital humano
Bem-estar, saúde e segurança dos Colaboradores
Igualdade, diversidade e inclusão
Média de horas de formação por colaborador
Colaboradores com formação em anticorrupção, em 2022
Mulheres em cargos de administração e direcção
incluindo rastreio do cancro da próstata - Novembro azul (iniciativa já desenvolvida pelo Banco), rastreio do cancro da mama (Outubro rosa), diabetes e hipertensão
Boas práticas de governança corporativa
Integração de factores ESG na framework de gestão de risco
Criação de produtos com valor social e ambiental
Percentagem de gastos com fornecedores locais
Colaboradores com formação em anticorrupção, em 2022
100%
Colaboradores aos quais foram comunicados os procedimentos e políticas anticorrupção, em 2022
0,3%
Total da oferta de serviços e produtos do BFA com benefício social
Boas práticas de governança corporativa
Integração de factores ESG na framework de gestão de risco
Criação de produtos com valor social e ambiental
Percentagem de gastos com fornecedores locais
Colaboradores com formação em anticorrupção, em 2022
Colaboradores aos quais foram comunicados os procedimentos e políticas anticorrupção, em 2022
Total da oferta de serviços e produtos do BFA com benefício social
Eficiência ambiental das operações
46,7
m3
por colaborador
48
GJ
por colaborador
3,7
tCO2e
por colaborador
Eficiência ambiental das operações
46,7 m3 por colaborador
48 GJ por colaborador
3,7 tCO2e por colaborador
O BFA considera que a análise de materialidade deve ser uma ferramenta estratégica, com implicações para além do reporte de informação de sustentabilidade, dando a visibilidade sobre os temas que devem constituir as prioridades de acção do Banco nesta matéria.
A análise de materialidade foi realizada considerando:
1
Benchmark & Industry analysis
2
Universo de temas materiais preliminares
3
Auscultação de Stakeholders internos e externos
4
Matriz de materialidade final
Integração de factores ESG na framework de gestão de risco (1)
Criação de produtos com valor social e ambiental (3)
Desenvolvimento, atracção e retenção de capital humano (4+5)
Igualdade, diversidade e inclusão (*)
Bem-estar, saúde e segurança dos colaboradores (6)
Boas práticas de governança corporativa (7)
Inclusão e literacia financeira (13)
Inovação tecnológica (15)
Promoção da multicanalidade e digitalização (16)
Eficiência ambiental das operações (22)
O BFA considera que a análise de materialidade deve ser uma ferramenta estratégica, com implicações para além do reporte de informação de sustentabilidade, dando a visibilidade sobre os temas que devem constituir as prioridades de acção do Banco nesta matéria.
1.
Benchmark & Industry analysis
2.
Universo de temas materiais preliminares
3.
Auscultação de Stakeholders internos e externos
4.
Matriz de materialidade final
Consulte aqui o gráfico que compara os temas prioritários a nível de impacto no negócio do BFA e de relevância para os stakeholders.
Com o intuito de melhoria contínua na divulgação da informação de sustentabilidade, o BFA facilita o envio de feedback pelas suas partes interessadas sobre este Relatório, através do email bfa@bfa.ao
Com o intuito de melhoria contínua na divulgação da informação de sustentabilidade, o BFA facilita o envio de feedback pelas suas partes interessadas sobre este Relatório, através do email bfa@bfa.ao
Descarregar relatórioO BFA reconhece que para ser bem-sucedido na sua jornada de sustentabilidade, necessita do envolvimento e participação de todas as partes interessadas, através de uma comunicação e diálogo activos. Essa comunicação está assente numa narrativa de “comunidades interligadas”, simbolizada e ilustrada através de elementos tradicionais e visuais da cultura angolana (os desenhos de areia dos Quiocos e o símbolo do “tshota”). A presença destes elementos na jornada de sustentabilidade tem o intuito de destacar não só a importância dos saberes ancestrais neste processo, como também de facilitar a comunicação através de elos de ligação familiares, que ajudam a transmitir novas ideias.
Em linha com os objectivos definidos pelo BFA, o Relatório e a sua publicação foram pensados para ter em conta as práticas de sustentabilidade ao nível de design e comunicação, nomeadamente no que respeita à selecção de cores, tipo de letra e formatação das imagens incluídas, que permitem uma poupança de energia nos vários formatos disponibilizados.
O BFA reconhece que para ser bem-sucedido na sua jornada de sustentabilidade, necessita do envolvimento e participação de todas as partes interessadas, através de uma comunicação e diálogo activos. Essa comunicação está assente numa narrativa de “comunidades interligadas”, simbolizada e ilustrada através de elementos tradicionais e visuais da cultura angolana (os desenhos de areia dos Quiocos e o símbolo do “tshota”). A presença destes elementos na jornada de sustentabilidade tem o intuito de destacar não só a importância dos saberes ancestrais neste processo, como também de facilitar a comunicação através de elos de ligação familiares, que ajudam a transmitir novas ideias.
Em linha com os objectivos definidos pelo BFA, o Relatório e a sua publicação foram pensados para ter em conta as práticas de sustentabilidade ao nível de design e comunicação, nomeadamente no que respeita à selecção de cores, tipo de letra e formatação das imagens incluídas, que permitem uma poupança de energia nos vários formatos disponibilizados.