História

História

Conheça um pouco da história de um Banco sólido, criado a pensar nas necessidades de todos os angolanos.

Entre em contacto

2018

• BFA celebra 25 anos de História. 

2017
• A UNITEL compra +2% do BFA, passando a accionista maioritário.

2016
• Constituição legal do BFA Gestão de Activos, que se dedicará ao comércio e gestão de Fundos de Investimentos.

2015
• BFA é o primeiro membro da BOVIDA, com mais de 70% da quota de mercado em nº e volume de operações transaccionadas.
• BFA lança a sua primeira aplicação móvel.

2014
• Inauguração da Linha de Atendimento BFA 923 120 120.
• Lançamento do Cartão VISA Pré-Pago Kandandu.

2013
• Criação do Centro de Empresas Oil & Gas – Vendors, assegurando uma resposta adequada às necessidades especificas das empresas prestadores de serviços às empresas do sector petrolífero.

2012
• Criação do Centro de Empresas Oil & Gas – Operators, assegurando uma resposta adequada às necessidades especificas das operadoras petrolíferas.
• Crescimento da Rede de Balcões atingindo em Dezembro um total de 167 Balcões, 139 Agências, 15 Centros de Empresa, 8 Centros de Investimentos e 5 Postos de Atendimento Bancário.
• Os Balcões na Província de Luanda, atingem uma quota de mercado de 20%, num total de 498 Balcões.

2011
• Lançamento do serviço BFA SMS para Clientes particulares.
• Início do projecto eMudar@BFA cujo objectivo é dotar o Banco de uma plataforma aplicacional de gestão de processos.
• Assinatura do Acordo do Programa Bankita com o BNA.

2010
• Criação do Arquivo Central inserido num sistema de informação actual e dinâmico que teve como objectivo principal melhorar a qualidade de serviço ao Cliente a nível de consultas e pedidos de documentação.

2009
• Expansão da Rede Comercial para 129 Balcões.
• Lançamento do produto Plano de Poupança BFA e do serviço Western Union.

2008
• Alteração na estrutura accionista como consequência da venda de 49,9% do capital BFA à Unitel.
• Alargamento da rede de Centros de Investimento para a Província de Benguela com a abertura do primeiro Centro de Investimento no Lobito.
• Lançamento do produto Super Poupança BFA, principal veículo de captação de novos recursos particularmente em USD.

2007
• Verificou-se a expansão da Rede Comercial com 96 Balcões, 83 Agências, 7 Centros de Empresa, 4 Centros de Investimento e 2 Postos de Atendimento.
• Em parceria com a VISA e a EMIS, o BFA é o primeiro Banco a lançar o serviço de levantamento de dinheiro através de Cartões de Crédito e Débito, na totalidade de caixas automáticas BFA.

2006
• Aceleração significativa da expansão da rede comercial e do reforço da segmentação, com a inauguração do primeiro Centro de Investimento.

2005
• É criado o Fundo Social assente em três eixos de actuação: Educação, Saúde e Solidariedade Social.
• BFA lança o Cartão de Crédito BFA Gold, passando deste modo a disponibilizar o primeiro Cartão de Crédito para o mercado angolano.

2004
• Iniciou-se o processo de segmentação da Rede Comercial com abertura dos três primeiros Centros de Empresa, vocacionados ao atendimento especializado dos Clientes do segmento Empresas.

2003
• Inauguração da nova Sede em Luanda, ponto alto da afirmação da marca BFA no mercado angolano e uma referência no plano de expansão da Rede Comercial do Banco por concentrar os Serviços Centrais num único espaço.

2002
• BFA assume o estatuto de entidade autónoma de direito angolano.

1996
• Aquisição do BFE pelo Grupo BPI, dando-se inicio a uma forte expansão do Grupo em Angola.

1993
• Presença reforçada do BFE com abertura de uma Sucursal em Luanda, que iniciou a actividade de Banco Comercial universal, a partir de um capital equivalente de USD 4 milhões.

1990
•Abertura, em Luanda, de um escritório de representação do antigo Banco de Fomento Exterior – BFE.