Biografias

Biografias

Membros do Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola.

Entre em Contacto

Conselho de Administração do Banco de Fomento Angola

 

Nome: Rui Jorge Carneiro Mangueira
Nacionalidade: Angolana
Cargo: Presidente do Conselho de Administração

Qualificações: Licenciado em Direito pela Universidade Agostinho Neto e Mestre em Direito Económico Internacional pela University of Warwick do Reio Unido.

Experiência Profissional: Com mais de 25 anos de experiência como diplomata de carreira, Rui Jorge Carneiro Mangueira conta com vasto percurso, onde se destaca: Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos. Foi durante 5 anos, Ministro de Justiça e dos Direitos Humanos da República de Angola. Entre 2002 e 2004 liderou a equipa angolana de consultas com os Membros Permanentes no Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Na docência, é desde 1998 professor na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto na disciplina de Direito Internacional Público e foi formador do Instituto de Formação Bancária de Angola. Conta também com uma vasta experiência na consultoria em sectores como dos transportes, telecomunicações e diamantífero.

 

Nome: Osvaldo Salvador de Lemos Macaia
Nacionalidade: Angolana
Cargo: Vice Presidente

Qualificações: Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, Pós-graduado em Direito do Trabalho, Direito Contencioso-Administrativo e Fiscal. Também pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra em Portugal, conta com Pós-Graduação em Ciências Jurídico Empresariais.

Experiência Profissional: Osvaldo Salvador de Lemos Macaia coordenou diversas equipas técnicas na elaboração de diplomas legais sobre tributação e direito do trabalho angolano. No seu percurso exerceu funções no Ministério das Financças e Administração Geral Tributária. Publicou também vários artigos científicos sobre os mesmos temas. Foi Assessor do Grupo de Apoio Técnico do Gabinete de Serviços de Apoio ao Presidente da República (Secretaria do Conselho de Ministros).Mais recentemente foi Administrador Executivo do Grupo Sonangol, liderando diversas pastas, nas aréas jurídicas, auditoria, compliance e ética.

 

Nome: Divaldo Kienda Feijó Palhares
Nacionalidade: Angolana
Cargo: Vogal Conselho de Administração

Qualificações: Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, Divaldo Palhares conta também com um Executive Master em Gestão e Liderança pela Universidade Católica de Lisboa. Em 2019 acrescentou um Advance Management Program da Harvad Business Shool.

Experiência Profissional: Profissional experiente na gestão de finanças corporativas e estruturação de financiamentos em mercados internacionais. Especialista no negócio de petróleo e gás com maior inclinação no upstream, transformações e reestruturação.
Entre 2017 a 2020 exerceu as funções de Director Financeiro Sonangol E.P. Ainda no sector foi Presidente do Conselho Fiscal Angola AnLNG SOMG e Director Financeiro Sonangol Gás Natural. Conta também com a Presidência do Conselho Fiscal Angola AnLNG OPCO, Angola LNG Marketing United Kingdom and Angola LNG supply Services, United States.

 

Nome: Jacinto Manuel Veloso
Nacionalidade: Angolana
Cargo: Vogal Conselho de Administração

Qualificações: Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Lusíada de Luanda, e um MSc in Accounting Finance and Strategic Investment pela University of Newcastle.

Experiência Profissional: Jacinto Manuel Veloso conta com um vasto percurso na estrutura de gestão da Sonagol EP, tendo ocupado entre 2012 a 2016 a função Director Financeiro da Sonangol EP . É actualmente Vogal na Sonils LDA e Managing Director na Esperaza Holding B.V.

 

Biografias Conselho Fiscal Banco Fomento Angola

 

Nome: Ari Nelson Correia Brandão
Nacionalidade: Angolana
Cargo: Presidente

Qualificações: Licenciado em Economia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa.

Experiência Profissional: Foi Presidente do Conselho Fiscal do Fundo Soberano de Angola e Presidente do Conselho Fiscal da Sonangol, E.P.
Como auditor participou em diversas auditorias para o sector bancário, petrolífero, diamantífero e sector industrial. De 1999 a 2003 trabalhou na Artur Andersen ocupando o cargo sénior de Auditoria. Entre 2003 a 2005 foi quadro na Deloitte, na qual ocupou a função de Manager de Auditoria, responsável pelo negócio em Angola. De 2006 a 2019 ocupa o cargo de Sócio Gerente da Advisors.

 

Nome: Valdir de Jesus Lima Rodrigues
Nacionalidade: Angolana
Cargo: Vogal

Qualificações: Licenciatura em Contabilidade pela Universidade da Namíbia e um Programa Executivo de Finanças e Controlo pela Universidade de Groningen, Energy Delta Institute e PwC.

Experiência Profissional: Com experiência da área de Auditoria da PricewaterhouseCoopers, trabalhou com renomadas multinacionais. Em 2006 iniciou o seu percurso na Sonangol Pesquisa e Produção, tendo a responsabilidade dos Contratos de Concessão em Hidrocarbonetos. Desde 2018 exerce a função de Chefe de Departamento de Contas a Receber na Direcção de Finanças Sonangol E.P.